quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Comentando a Notícia


Dentre os artigos que estão postados nesta edição, particularmente, queremos destacar os relatórios extraídos do site Contas Abertas, onde é possível comprovar que este governo pode ser muito bom de propaganda e autopromoção de si mesmo, mas é ruim de serviço prá danar!


No debate da Band, Dilma, feito cão raivoso ao modo e estilo de seu padrinho, vociferou o quanto pode as “maravilhas” do reino da fantasia que Lula tentou vender ao país. Ocorre, que a realidade brasileira é bem destoante daquilo tudo que a campanha tenta induzir a quem assiste.


Exemplo: neste feriadão do dia 12 de outubro, aeroportos por todo o país registraram em torno de 20 a 25% de voos atrasados. No debate, Dilma alegou que hoje mais gente viaja de avião. Com efeito, desde 1995, primeiro ano de FHC, a população brasileira cresceu em torno de 30 milhões, portanto, deve ainda mais gente viajando, não é mesmo? Além disto, com o final da inflação, a conquista da estabilidade econômica, os programas de transferência de renda existentes desde 1995, o aumento real do salário mínimo também iniciado no governo FHC, além da expansão econômica que acelerou seu ritmo a partir de 2001, por conta de suas reformas econômicas e sociais que Lula apenas deu continuidade, é evidente que mais gente deve viajar de avião.


Contudo, um governo que tem a obrigação de prever este aumento de passageiros, que, aliás, nem é novidade, já vem acontecendo já há vários anos, deveria ao menos ter um plano de contingência no qual projetasse a ampliação de aeroportos permitindo que os usuários não sofressem o que vem sofrendo há muito tempo.


Porém, e conforme os relatórios que apresentaremos a seguir, fica claro que este governo é incompetente mesmo: as verbas e as obras estão devidamente projetadas e calculadas, porém quanto a execução...Bem, vocês poderão verificar nos relatórios que estão hoje publicados aqui no blog.


Outra “joia” da coroa, o PAC, vamos republicar o relatório em que o Contas Abertas demonstra que mais da metade sequer saiu do papel. A Casa Civil tentou desqualificar o relatório, porém, em nota endereçada como resposta à Casa Civil, o Contas Abertas deixou tudo muito claro. Quem estava certo era o seu artigo, e não a Casa Civil.


Quanto ao Minha Casa, Minha Vida, parece que a Dilma adora dar por concluída aquilo que apenas foi contratado. Errado. Até porque é bastante comum este governo pagar por obras e serviços que jamais são realizados. A reportagem da Revista Veja deste final semana, sob o título Faltam 5 milhões é bem um exemplo disto.


Sendo assim, concluído mesmo tem-se apenas 5 % do total previsto. E, apesar disto, Dilma Rousseff já promete lançar a versão 2.0 projetando 2 milhões de novas moradias. Seria bom que se concluísse o primeiro pacote para, só depois, pensar numa continuidade.


Vocês também poderão constatar que, no plano do saneamento, o governo ficou na metade do caminho. Em consequência, tendo mais recursos, acabou realizando em oito anos menos do que FHC fizera a par de toda a dificuldade que encontrou.


E, para encerrar, no plano da educação, também há uma reportagem dando conta do volume de dinheiro gasto com o tal programa Brasil Alfabetizado, e o resultado pífio que foi obtido. E, temos aqui outra prova que “pagamentos” ou “execuções financeiras” jamais são prova de conclusão de obras ou alcance de metas previstas.


Há outros relatórios também importantes: este é o caso do que se investiu nos Correios, por exemplo, vivendo um verdadeiro apagão, afogado em escândalos sucessivos durante o governo Lula, e que, mesmo diante deste quadro caótico, para 2011, perdeu no orçamento da União mais de 20% do que recebera em 2010. E há um outro onde se constata que a Infraero deixou de investir nos últimos anos mais de 3,0 bilhões de reais. E não foi falta de recursos. A se destacar, também, que apesar de toda a publicidade do governo Lula e que a Dilma repetiu no debate da Band, em torno do Programa Nacional Banda Larga, em inclusão digital o governo investiu apenas 5% do total previsto. Vergonhoso.


E, apesar disto tudo, o governo Lula insiste na sua política de gigantismo do Estado, tendo aumentado nos últimos cinco anos sua participação em 50%. Ou seja, conforme aqui ficou demonstrado nos artigos sobre privatizações, é este gigantismo que acabam comprometendo o equilíbrio fiscal, gerando déficits que são cobertos ou via aumento de impostos ou aumento do endividamento, o que acaba desaguando num necessário ajuste que terá por consequência primeira, frear o crescimento econômico do país.


Claro que transferir este abacaxi para quem for sucedê-lo não passa de cretinismo e irresponsabilidade, porque outros é que terão que pagar o preço político do ajuste a ser feito. Mas quem disse que ele se preocupa com isto?


Além dos relatórios do Contas Abertas, há muitos outros artigos de opinião e informação que valem sua leitura e reflexão. Em alguns é possível perceber o quanto ser “amigo da Dilma” foi importante. Emprego para família, mão na combuca do Tesouro, contratos camaradas às custas do contribuintes, enfim, há saquinhos de bondades para todos os gostos, todos os fins e todos os “companheiros” mais chegados. Portanto, é importante que o eleitorado tenha ciência disto que a Dilma insiste em chamar de “mal feitos”, mas que em linguagem de gente séria chama-se corrupção e fisiologismo. Não são boatos, são fatos, e foram noticiados pela mídia, e não pela oposição. Faz bem conhecer, portanto, quem é quem. Afinal, em tempos de campanha eleitoral, quanta mais ampla e rica for a informação, menos risco se tem de fazermos escolhas erradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário